O adolescente trans ou a ciência normal?

Autores

  • Camila Cardozo Melo Sales UERJ
  • Sonia Alberti

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.vi40.458

Palavras-chave:

Adolescência, Transexulidade, Ciência normal, Psicanálise, Hospital

Resumo

A partir da apresentação do caso clínico de um sujeito adolescente transgênero em um serviço público de saúde, abordamos as dissonâncias entre a concepção de sujeito estabelecida pela modernidade científica e tratada pela medicina e o sujeito operado pela psicanálise. Analisamos a especificidade da psicanálise con- siderando o contexto institucional atravessado por distintos saberes, em especial no que tange ao entendimento da sexualidade. Levantamos a hipótese de que a maneira de lidar com as questões trans depara-se com o que Thomas Kuhn identi- ficou como ciência normal. Associamo-lo ao lugar do sujeito adolescente, o qual, na sociedade em que vivemos, presentifica o questionador, por seu encontro com a falta do Outro, já descrito por Freud em 1905. Finalmente, afirmamos a posição política do analista ao franquear um espaço de legitimação da fala desses sujeitos.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Sales, C. C. M., & Alberti, S. (2020). O adolescente trans ou a ciência normal?. Revista De Psicanálise Stylus, 1(40), pp. 27–38. https://doi.org/10.31683/stylus.vi40.458