O primeiro não se nomeia

Considerações sobre a intervenção de François Recanati no Seminário, livro 20, de Jacques Lacan

Autori

  • Alexandre Bertoncini Forum do Campo Lacaniano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v1i46.1031

Parole chiave:

Seminário 20, Seminário 16, Recanati, Predicação, Nomeação, Nome, Nominar, Ordinais, Esmagamento, Mais, ainda

Abstract

O presente estudo tenta jogar alguma luz à intervenção de 12 de dezembro de 1972, de François Recanati, no Seminário 20, de Jacques Lacan. São trabalhados conceitos de predicação, nomeação, revestimento, esmagamento, entre outros, em consonância com a álgebra lacaniana. Procuramos abrir os conceitos apresentados até a representação do sujeito como cebola, citada por Freud.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

Dicionário Priberam da língua portuguesa (2008-2021). Recuperado em 13 de maio, 2022, de https://dicionario.priberam.org/predicado

Lacan, J. (1972-1973). O seminário, livro 20: encore (pp. 35-65). Rio de Janeiro: Escola Letra Freudiana, lição 2, 12 de dezembro de 1972.

Lacan, J. (1983). A báscula do desejo. In J. Lacan. O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1953-1954)

Lacan, J. (2008). O seminário, livro 16: de um Outro ao outro. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1968-1969)

Nazar, T. P. (2019). Nominar ou nomear: eis a questão! Recuperado em setembro, 2023, de https://escolalacaniana.com.br/publicacoes/nominar-ou-nomear-eis-a-questao/

Recanati, F. (2010). Intervenção sobre o seminário de Jacques Lacan. O seminário, livro 20: encore (pp. 35-65). Rio de Janeiro: Escola Letra Freudiana, lição 2, 12 de dezembro de 1972. (Trabalho original publicado em 1972)

Pubblicato

2024-09-18

Come citare

Bertoncini, A. (2024). O primeiro não se nomeia: Considerações sobre a intervenção de François Recanati no Seminário, livro 20, de Jacques Lacan. Revista De Psicanálise Stylus, 1(46), pp. 59–72. https://doi.org/10.31683/stylus.v1i46.1031

Fascicolo

Sezione

TRABALHO CRÍTICO COM OS CONCEITOS