A criança e as pílulas

a ciência às voltas com a infância

Autores

  • Mônica Oliveira Silva Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v1i44.513

Palavras-chave:

Infância, Medicalização, Ciência, Ética

Resumo

Não é de hoje que a intersecção entre a cultura de consumo e a medicalização do sofrimento permeia as discussões do campo psicanalítico. A psicanálise, que causa uma subversão no discurso da ciência ao pensar o sujeito em sua divisão subjetiva, têm sido cada vez mais provocada a pensar sobre os fenômenos contemporâneos de categorização, universalismo e aversão à alteridade.

Sendo assim, como podemos então pensar a infância neste cenário de supressão das singularidades em prol da padronização das individualidades? Que lugar é dado ao sintoma da criança hoje? Certamente o discurso cientifico tem tido um papel relevante nesta discussão, já que temos observado a crescente proliferação de diagnósticos psiquiátricos na infância. Como pensar o mal-estar da infância contemporânea sem cair nas malhas do discurso patologizante? A aposta continua sendo na ética sustentada pelo discurso do analista.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Silva, M. O. (2024). A criança e as pílulas: a ciência às voltas com a infância. Revista De Psicanálise Stylus, 1(44), pp. 27–34. https://doi.org/10.31683/stylus.v1i44.513

Edição

Seção

TRABALHO CRÍTICO COM OS CONCEITOS