Um fragmento de saber a partir da função passadora
tecituras entre fiapos e fiascos que podem ter efeitos de transmissão
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v1i47.1094Palavras-chave:
Escola, Passe, Psicanálise, Saber, TransmissãoResumo
A Escola de psicanálise seria um lugar em potencial que pode ser tecido, contingencialmente, a cada vez que alguns se lançam e se enlaçam num trabalho por meio dos seus dispositivos-teares: Cartel e Passe? Os teares, dispositivos antiquíssimos, podem criar condições para a novação dado que seu funcionamento depende do modo singular como cada tecelão se dispõe a operá-lo. O objetivo do artigo é trazer um fragmento de saber que se desfiou de uma experiência no dispositivo do Passe, a partir da função passadora. Um passador, embaraçado na sua própria teia já puída, esburacada e ávido por uma costura que ganhe contornos de rasgamento, apontando uma saída, se dispõe à tecitura. No esforço ingênuo de não se embaraçar, se esquece que não é sem equivocação que uma passagem se produz. O dispositivo passa, assim, de um tear a uma arapuca. Ao tentar apanhar algo, um passador pode se ver apanhado, provando uma nova relação com o saber inconsciente. Apanhado pela arapuca linguageira pode-se produzir um passo fora das significações comuns, permitindo a escrita do novo.
Palavras-chave: Escola, Passe, Psicanálise, Saber, Transmissão
Downloads
Referências
Benjamin, W. (2006). Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG.
Lacan, J. (1967-1968). O ato psicanalítico. Seminário 1967-68, livro XV. Publicação não comercial. Inédito.
Lacan, J. (1971-1972). O saber do psicanalista. Publicação não comercial. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife. Inédito.
Lacan, J. (1998). Conferência em Genebra sobre o sintoma. Opção Lacaniana: Revista Brasileira Internacional de Psicanálise, São Paulo: Eolia, (23). (Trabalho original publicado em 1975)
Lacan, J. (2009). O seminário, livro 18: de um discurso que não fosse semblante. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Trabalho original publicado em 1971)
Lacan, J. (2018). Os não-tolos erram/Os nomes do pai: seminário entre 1973-1974. Porto Alegre: Fi. (Trabalho original publicado em 1973-1974)
Paz, O. (2014). O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify. (Trabalho original publicado em 1955)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.