Avatares do desejo no mundo capitalista: a noção lacaniana de “latusa” e sua relevância clínica

Auteurs-es

  • Martín Alomo

DOI :

https://doi.org/10.31683/stylus.vi29.711

Mots-clés :

Civilização, capitalismo, Jacques Lacan, mais-de-gozar, latusa

Résumé

Propomos estabelecer o percurso teórico que nos permita reconstruir a noção de “latusa”, formulada por Jacques Lacan no seminário O avesso da psicanálise. Para isso, começaremos situando as condições do sujeito que se desprende do cogito cartesiano e o modo particular que se imbrica com o surgimento do capitalismo tecnológico. Para tanto, recorreremos a elaborações de Martin Heidegger. Com base em algumas passagens de O capital, de Karl Marx, situaremos o conceito de mais-valia, a partir do qual Lacan construirá sua noção de mais-de-gozar. Trata-se de um percurso necessário para chegar às latusas. Por último, analisaremos a posição da latusa em relação à posição do analista. Esse percurso nos permitirá situar a relevância clínica do problema, no que se refere à situação do analista no mundo capitalista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Martín Alomo

Psicanalista. Mestre em Psicanálise, Graduado e Professor de Psicologia na Universidade de Buenos Aires, onde atua como docente e pesquisador. Psicólogo do Hospital Braulio Moyano da Cidade de Buenos Aires. Membro do Foro Analítico del Río de la Plata e da Escola Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano. Codiretor da revista AUN, Publicação de Psicanálise do FARP, e Diretor da revista Nadie duerma, Publicação digital de Psicanálise do FARP. Entre outros livros, publicou La elección irónica. Estudios clínicos sobre la esquizofrenia, por Editorial Letra Viva.

Références

BENOIST, A. de (1993). La idea de imperio. In: A. de Benoist, L. Pauwels y X.
Marchand, La idea de imperio y otros estudios. Bahía Blanca: Universidad
Nacional del Sur, 2006.
BERGER, A. (1953). Encyclopedic dictionary of Roman law. Volumen 43. Philadelphia:
American Philosophical Society, 1981.
HEGEL, G. (1807). La fenomenología del espíritu. México: Fondo de Cultura
Económica, 1981.
HEIDEGGER, M. (1961). Nietzsche. Tomo I. Barcelona: Destino, 2000.
LACAN, J. (1948). La agresividad en psicoanálisis. In: Escritos 1. Buenos Aires:
Siglo XXI, 1998, pp. 94-116.
__________. (1958). La dirección de la cura y los principios de su poder. In:
Escritos 2. Buenos Aires: Siglo XXI, 1998, pp. 565-626.
__________. (1965). La ciencia y la verdad. In: Escritos 2. Buenos Aires: Siglo
XXI, 1998, pp. 834-857.
__________. (1969-70). El Seminario, libro 17: el reverso del psicoanálisis.
Buenos Aires: Paidós, 2002.
LÓPEZ, H. (2011). Lo fundamental de Heidegger en Lacan (2ª Edición. Corregida
y aumentada). Buenos Aires: Letra Viva, 2011.
MARX, K. (1867). El Capital. Tomo I. Buenos Aires: Siglo XXI, 1992.

Téléchargements

Publié-e

2014-11-12

Comment citer

Alomo, M. (2014). Avatares do desejo no mundo capitalista: a noção lacaniana de “latusa” e sua relevância clínica. Revista De Psicanálise Stylus, (29), pp. 99–111. https://doi.org/10.31683/stylus.vi29.711

Numéro

Rubrique

TRAVAIL CRITIQUE AVEC LES CONCEPTS