Transexualidade e Sexuação

Auteurs-es

  • Elisabeth da Rocha Miranda

DOI :

https://doi.org/10.31683/stylus.vi30.685

Mots-clés :

Transexualidade, discurso capitalista, ciência castração

Résumé

Neste trabalho discutimos a posição do transexual em contraponto com o discurso capitalista e com a ciência. No texto, questionamos a posição do transexual antes da possibilidade de mudança do corpo, promovida pelas novas técnicas cirúrgicas e perguntamos: em um tempo anterior a essa oferta cirúrgica não havia sujeitos transexuais? Como disse Lacan, a oferta cria a demanda, e o resultado dessas intervenções por um lado não livra o sujeito neurótico da castração que é simbólica e marca uma inadequação estrutural entre corpo e sexo social, e por outro também não opera a castração para um sujeito psicótico ainda que em alguns casos possa funcionar como suplência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Elisabeth da Rocha Miranda

Psicanalista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e da Internacional dos Fóruns (AME) Fórum-Rio de Janeiro. Membro do Colegiado de Ensino de Formações Clínicas do Campo Lacaniano-RJ. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise UERJ com a tese intitulada O gozo no feminino. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise UERJ com a tese A debilidade mental nas estruturas clínicas. Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica — PUC-RJ. Membro do Conselho Editorial da Revista Marraio — publicação de Formações Clínicas. Membro do Conselho Editorial da Revista Aff ecctio Societatis, da Universidade de Antioquia como parecerista. Autora de diversos artigos publicados no Brasil, França, Espanha, Colômbia e Austrália. Organizadora do livro A clínica do ato com Georgina Cerquise (7 Letras, 2013).

Références

BENJAMIN, Harry (1966). The Transexual Phenomenon. New York: Editor
Julian Press, 1966.
FREUD, Sigmund. (1905). Tres Ensayos de teoria sexual In: Obras completas.
Buenos Aires: Amorrortu Editores Vol.7.
LACAN, Jacques. (1962-63). O Seminário, livro 10: a angústia. Rio de Janeiro,
Editora Zahar 2005.
_________. (1971-72). O Seminário, livro 19: ou pior... Rio de Janeiro, Editora
Zahar 2012.
_________. (1972-73). O Seminário, livro 20: Mais ainda... Rio de Janeiro,
Editora Zahar, 1985.
Marília Gabriela entrevista Léa T. e Carol Marra à disposição no YouTube.
MILLOT, Catherine. (1992). Extrasexo: ensaio sobre o transexualismo. São Paulo
Editora Escuta, 1992.

Téléchargements

Publié-e

2015-06-16

Comment citer

Miranda, E. da R. (2015). Transexualidade e Sexuação. Revista De Psicanálise Stylus, (30), pp. 91–99. https://doi.org/10.31683/stylus.vi30.685

Numéro

Rubrique

TRAVAIL CRITIQUE AVEC LES CONCEPTS