A Escola de psicanálise e sua garantia

Autores

  • Andréa Hortélio Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.vi30.690

Palavras-chave:

Escola, garantia, passe, cartel, psicanálise

Resumo

O artigo discute o tema da Escola e sua Garantia a partir da experiência da autora durante dois anos na Comissão Local Epistêmica de Acolhimento e Garantia (CLEAG) da EPFCL-Brasil. A experiência é balizada e discutida por meio da retomada de alguns textos fundadores de Jacques Lacan com vistas a atualizar e problematizar a questão da garantia na Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Hortélio Fernandes

Psicanalista, AME da EPFCL-Brasil, Membro do Fórum Salvador, Membro do Campo Psicanalítico de Salvador, Doutora em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise (Paris VII), Professora da Graduação e da Pós-Graduação do Instituto de Psicologia (UFBA), Pesquisadora do CNPq.

Referências

APARICIO, S. O passe contra o esquecimento. In: http://champlacanien.net/
public/docu/4/wunsch14.pdf.
_________. Persistance d’une question. In: Mensuel no 54, Paris, outubro 2010.
Carta da IF e seu Anexo. In: Catálogo da IF-EPFCL 2008-2010, versão impressa.
Os princípios diretivos para uma Escola orientada pelo ensino de Sigmund
Freud e Jacques Lacan. In: Catálogo da IF-EPFCL 2008-2010, versão impressa.
LACAN, J. (1967). Proposição de 9 de outubro de 1967 para o psicanalista da
Escola. In: LACAN, J. Outros Escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de
Janeiro: Zahar, 2003, pp. 248 -264.
_________. (1971). Ato de Fundação. In: LACAN, J. Outros Escritos. Tradução de
Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, pp. 235 -247.
_________. (1976). Prefácio à edição inglesa do Seminário 11. In: LACAN, J. Outros
Escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003,
pp. 557 -559.
Site EPFCL BRASIL <http://www.campolacaniano.com.br/escola.php>, consultado
em 19 de fevereiro de 2015.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Fernandes, A. H. (2015). A Escola de psicanálise e sua garantia. Revista De Psicanálise Stylus, (30), pp. 135–141. https://doi.org/10.31683/stylus.vi30.690

Edição

Seção

ESPAÇO ESCOLA