YSL
litorais entre moda e discurso analítico
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v1i43.987Palavras-chave:
Yves Saint-Laurent, Moda, Discurso analítico, PassadorResumo
Aó é a palavra em guarani que nomeia diversas possiblidades de trabalho com o tecido, como adornar, proteger e vestir - em tal poética, cada tecido conjuga uma modalidade de alfabeto ao enlaçar, fio por fio, as histórias daqueles que os costuram numa escrita sobre e com o corpo. Partindo do campo da psicanálise como um certo tratamento do corpo através da transferência, encontra-se na moda um assoreamento profícuo para o ensino e transmissão da psicanalise, desde a orientação de lituraterrar o discurso analítico com outros campos de saber, bem como a responsabilidade de cada psicanalista em buscar novas chaves de leitura capazes de formalizar a experiência clínica. Nesses termos, o referido trabalho consiste na primeira comunicação de uma pesquisa sobre a produção artística do franco-argelino Yves Saint-Laurent, cujo desejo de costureiro acontece precocemente quando já desenhista traçava vestidos de papel capazes de encaixar em manequins do mesmo material. Em outras palavras, as criações desse artista, que realizou a proeza de vencer o tempo reduzindo-se de maneira radical a três letras (YSL), permitem detalhar e sofisticar questões caras aos analistas, como a de que não há linha sem risco ou, encore, sobre as bordas do desenho de um corpo.
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Referências
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