Desejo e reconhecimento

uma breve análise do poema “Canção de uma Dama na Sombra” de Paul Celan

Autori

  • Mariana Cavichioli Gomes Almeida Universidade de São Paulo / Mestranda

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v1i42.915

Parole chiave:

Paul Celan, Desejo, Reconhecimento, Dialética

Abstract

Este artigo aborda o poema “Canção de uma Dama na Sombra” de Paul Celan publicado em seu livro “Ópio e Memória" de 1952. Pretende-se apresentar algumas reflexões sobre o cenário construído pelo poeta, as impressões deixadas pelo poema e propor uma possível leitura de que intersecções entre desejo e reconhecimento estariam presentes no movimento do texto. Para a análise do poema, utiliza-se da interpretação de Alexandre Kojève da dialética de reconhecimento em Hegel (relação do senhor e escravo). Busca-se ainda trazer contribuições de momentos iniciais do ensino de Jacques Lacan, a partir das quais se aborda a temática do jogo como uma representação de um conjunto de regras, que, em sua estrutura, comporta uma negatividade, sendo que esta aparenta estar expressa nesse poema enquanto “possibilidade de nomear”.

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Riferimenti bibliografici

CELAN, Paul. A arte poética: o meridiano e outros textos (1971). Lisboa: Cotovia, 1996.
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Pubblicato

2023-10-20

Come citare

Cavichioli Gomes Almeida, M. (2023). Desejo e reconhecimento: uma breve análise do poema “Canção de uma Dama na Sombra” de Paul Celan. Revista De Psicanálise Stylus, 1(42), pp. 119–131. https://doi.org/10.31683/stylus.v1i42.915

Fascicolo

Sezione

TRABALHO CRÍTICO COM OS CONCEITOS