Relação entre sublimação e desejo

Auteurs-es

  • Beatriz Elena Maya Restrepo

DOI :

https://doi.org/10.31683/stylus.vi28.724

Mots-clés :

Sublimação, gozo, desejo, paradoxo

Résumé

O presente trabalho orienta-se pelos ensinamentos de Jacques Lacan, especialmente pelo Seminário 7, A ética da psicanálise, para esclarecer as relações existentes entre a sublimação e o desejo, partindo da sublimação como um paradoxo diante do gozo: porque, ao mesmo tempo que o transgride, coloca-lhe um limite, criando o campo do desejo. Mas também assinalando a presença do desejo como outro paradoxo, já que exige manter a tendência em perspectiva, o que introduz certo mal-estar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Beatriz Elena Maya Restrepo

Professora de cátedra, departamento de psicanálise Universidade de Antioquia Psicanalista A.M.E. da Escola dos Foros do Campo Lacaniano. Magister Universidade de Antioquia. Publicações: Poesia e psicanálise: um deciframento do bem-dizer. Vários artigos em revistas de psicanálise. Rua 10 No. 30-160 ed. Rosedal ap. 612

Références

LACAN, J. (1956-57). El Seminario, libro 4: La relación de objeto. Traducción de
Enric Berenguer. Buenos Aires: Editorial Paidós, 1994, 438p.
__________. (1958-59). El Seminario, libro 6: el deseo y su interpretación. Inédito.
__________. (1959-60). El Seminario, libro 7: la ética. Traducción de Diana S.
Rabinovich. Buenos Aires: Editorial Paidós, 2011, 350p.
__________. (1967). El Seminario, libro 14: la lógica del fantasma. Inédito.
__________. (1968-69). El Seminario, libro 16: De un Otro al otro. Traducción de
Nora A. González. Buenos Aires: Editorial Paidós, 2006, 202p.
__________. (1976-77). El Seminario, libro 24: l’insu que sait de l’une-bévue s’aile
à mourre. Inédito.

Téléchargements

Publié-e

2014-06-25

Comment citer

Restrepo, B. E. M. (2014). Relação entre sublimação e desejo. Revista De Psicanálise Stylus, (28), pp. 59–66. https://doi.org/10.31683/stylus.vi28.724

Numéro

Rubrique

TRAVAIL CRITIQUE AVEC LES CONCEPTS