O desejo no fim e na(s) sequência(s)
DOI :
https://doi.org/10.31683/stylus.vi31.657Mots-clés :
Yadl’un, sinthoma, traço de humanidadeRésumé
Nos anos 1970, Lacan rompe com uma concepção ontológica da experiência e promove o “Yadl’un” [Há um] que obriga a repensar o desejo, o gozo vindo para o centro dos debates. “Yadl’un” responde a “não há relação sexual”, o que não acontece sem promover a questão da existência (conferir as fórmulas da sexuação). Correlativamente, a doutrina do pai e a do sintoma sofrem uma profunda transformação, que vai até fazer do próprio pai um sinthoma. Os efeitos sobre a psicanálise, em particular sobre a conduta dos tratamentos, são importantes e giram em torno de três termos: gozo singular, traço de singularidade e traço de humanidade. Uma nova clínica e um inconsciente que convém chamar real se deduzem disso: é o tempo do falasser.
Téléchargements
Références
In: Outros escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
_________. (1967b). “Discurso na Escola Freudiana de Paris” In: Outros escritos.
Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
_________. (1967c). “O engano do sujeito suposto saber” In: Outros escritos. Rio
de Janeiro: Zahar, 2001.
_________. (1970). “Radiofonia” In: Outros escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
_________. (1971-72a). Le séminaire, livre 19: ... ou pire. Paris: Seuil, 2011.
_________. (1971-72b). Le savoir du psycanalyste, inédito, Leçon du 4 mai, 1972.
_________. (1972). “O aturdito” In: Outros escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
_________. (1975-76). Le séminaire, livre 23 : Le sinthome. Paris: Seuil, 2005.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.