Da arte-sublimação à arte-sinthoma: o que Joyce ensina à psicanálise

Autores/as

  • Vera Maria Pollo Vera Maria Pollo

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.vi20.840

Palabras clave:

Sublimação, arte, sinthoma, James Joyce, lalíngua

Resumen

Neste artigo, a autora interessa-se, assim como Freud e Lacan, pelo processo criativo e a relação entre a psicanálise e a arte. Freud, ao longo de sua elaboração da teoria psicanalítica, atribuiu diferentes conotações ao conceito de sublimação. Na esteira freudiana, Lacan também foi pródigo na produção de conotações para o termo sublimação. Após nos levar por ambos os percursos, a autora trabalha a arte-sinthoma como gozo de letra a partir da relação artística de James Joyce, ilustrada, sobretudo, com fragmentos de sua obra Um retrato do artista quando jovem, tendo em vista que Joyce conduziu Lacan a ampliar conceitos fundamentais da psicanálise: o inconsciente, o Nome-do-Pai e o sinthoma.

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Biografía del autor/a

Vera Maria Pollo Vera Maria Pollo

AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Professora do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida.

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Publicado

2010-04-04

Cómo citar

Vera Maria Pollo, V. M. P. (2010). Da arte-sublimação à arte-sinthoma: o que Joyce ensina à psicanálise. Revista De Psicanálise Stylus, (20), pp. 41–51. https://doi.org/10.31683/stylus.vi20.840