Há na psicose relação privilegiada com o saber?

Autores

  • Pricila Pesqueira de Souza Fórum Do Campo Lacaniano do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v1i43.984

Palavras-chave:

Ignorância, Desejo, Psicose, Escabelo

Resumo

No seminário 6, Lacan nos ensina que a ignorância está na base da constituição do sujeito. É suporte essencial para o neurótico em sua relação com a castração. A pergunta desse trabalho é: há na psicose relação privilegiada com o saber? Ou ainda: há paixão pela ignorância na psicose? Para responder essa pergunta, além de Freud e Lacan, nos serviremos de Julieta de Battista, com sua tese de que há desejo na psicose. Com Colete Soler, abordaremos o conceito de narcisismo do desejo e escabelo. Maria Anita Carneiro Ribeiro nos brindará com sua ideia de que a ignorância está na estrutura psíquica de todo ser humano. Para exemplificação, traremos duas vinhetas clínicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Batistta, J. (2020). O desejo na psicose. São Paulo: Larvatus Prodeu.

Carneiro Ribeiro, M. A. (2022). Prelúdio 12: A Debilidade Mental. Disponível em: https://www.campolacaniano.com.br/preludios-2022/. Acesso em 11.09.2022.

Carneiro Ribeiro, M. A. (2022). O inconsciente é a política. Youtube, 11.07.2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1_EWuVEnkWs&t=3543s. Acesso em 11.09.2022.

Lacan, J. (2016). O seminário, livro 6: Os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1957-1958).

Lacan, J. (1985). O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1964).

Quinet, A. (2009). Tempo de Laiusar. Revista De Psicanálise Stylus, (18), pp. 25–32.

Soler, C. (2021).Um Outro Narciso: Seminário 2016/2017. São Paulo: Aller.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Pesqueira de Souza, P. (2023). Há na psicose relação privilegiada com o saber? . Revista De Psicanálise Stylus, 1(43), pp. 95–101. https://doi.org/10.31683/stylus.v1i43.984

Edição

Seção

TRABALHO CRÍTICO COM OS CONCEITOS