O que o amor vira quando chega o fim?

Reflexões acerca do manejo transferencial

Autores

  • Paulo Costa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v1i45.983

Palavras-chave:

amor, transferência, identificação, resistência

Resumo

O trabalho se propõe a investigar as articulações possíveis do amor junto a psicanálise. Não se faz outra coisa em uma análise a não ser falar sobre amor, já dizia Lacan. Para isso, se destaca a importância do amor para o fenômeno da transferência e a atenção ética que o analista deve sustentar no manejo para a condução do tratamento, pois é sabido que a transferência não vem desacompanhada de resistências. Tais questões serão debatidas a partir de recortes de um caso clínico abordando fatores como as identificações, o amor dentro de uma perspectiva especular e imaginária, que em um primeiro momento auxiliam a conjuntura transferencial. Para contribuir a discussão, será apresentado as formulações inicias a respeito do esquema óptico, com o objetivo de nos interrogar a posição do analista na transferência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Chatelard, D. S. (2022). Paixão pelo sentido e amor ao signo? Traçando algumas reflexões. Prelúdio VIII apresentado no XXII encontro nacional da Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano. Curitiba, Brasil.

Ferreira, N. P. (2004). A teoria do amor. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Freud, S. (1912). A Dinâmica da Transferência. In: Observações psicanalíticas sobre um caso de paranóia relatado em autobiografia (“O Caso Schreber”), artigos sobre técnica e outros textos (1911-1913) - Obras completas, vol. 10. Tradução Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras.

Freud, S. (1914). Introdução ao narcisismo. In: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916) - Obras completas, vol. 12. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras.

Freud, S. (1921). Psicologia das massas e análise do eu. In: Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923) - Obras completas, vol. 15. Tradução Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras.

Lacan, J. (1949). O estádio do espelho como formador da função do eu. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Lacan, J. (1954). As flutuações da libido. In: O Seminário, Livro 1: Os Escritos Técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Lacan, J. (1954a). O conceito de analise. In: O Seminário, Livro 1: Os Escritos Técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Lacan, J. (1961). Deslizamentos de sentido do ideal. In: O Seminário, livro 8 - A transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Lacan, J. (1964). Em ti mais do que tu. In: O Seminário, Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Lacan, J. (1972). Letra de uma carta de almor. In: O Seminário, Livro 20: Mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Quinet, A. (1991). Capital e libido. In: As 4 + 1 condições da análise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Costa, P. (2024). O que o amor vira quando chega o fim? Reflexões acerca do manejo transferencial. Revista De Psicanálise Stylus, 1(45), pp. 71–80. https://doi.org/10.31683/stylus.v1i45.983

Edição

Seção

TRABALHO CRÍTICO COM OS CONCEITOS