Interpretação em Psicanálise e em Ciência: contrapontos

Autores

  • Raul Albino Pacheco Filho

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.vi25.776

Palavras-chave:

Interpretação, psicanálise, ciência, filosofia, epistemologia

Resumo

O tema da interpretação sempre esteve na ordem do dia, seja no campo da Psicanálise ou dos debates em Epistemologia. E as diferentes maneiras de concebê-la têm demarcado fronteiras importantes entre concepções distintas, tanto no interior de um quanto de outro desses dois campos. No campo da Filosofia da Ciência, os modos de se estabelecer conexões entre interpretação e observação, ou entre fato e teoria se opõem, p. ex., a concepção de ciência dos positivistas lógicos à de Popper; e a de ambos à de Koyré, Bachelard e Kuhn. E, no que diz respeito à conexão entre Filosofia da Ciência e Psicanálise, lembre-se, p. ex., que a pluralidade de interpretações para uma mesma observação está subjacente à crítica de Popper à cientificidade da Psicanálise. O objetivo desta apresentação é estabelecer alguns contrapontos entre essas discussões nesses dois campos. Existe uma especificidade da interpretação na Psicanálise, em relação à interpretação em outros campos científicos? Como as temáticas do real, da verdade e da causa material ligam-se a isso? E a pluralidade interpretativa, na Psicanálise: é apenas decorrência da falta de rigor ou extimidade  de suas teorizações em relação à Ciência? Ou isso deve ser concebido de outra maneira?

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Biografia do Autor

Raul Albino Pacheco Filho

Psicólogo com especialização em Psicologia Clínica. Psicanalista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL - Brasil) e da Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano (Fórum de São Paulo). Professor Titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atuando na graduação e na pós-graduação, onde coordena o Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade.

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Publicado

2012-11-12

Como Citar

Filho, R. A. P. (2012). Interpretação em Psicanálise e em Ciência: contrapontos. Revista De Psicanálise Stylus, (25), pp. 107–120. https://doi.org/10.31683/stylus.vi25.776

Edição

Seção

TRABALHO CRÍTICO COM OS CONCEITOS