Da queda do pai à ascensão do canalha

Autores

  • Allisson Vasconselos Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marina del Papa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.vi39.475

Palavras-chave:

Canalhice, Função paterna, Queda do pai, Teoria dos quatro discursos

Resumo

A partir de um episódio da série de televisão Black mirror, analisa-se o fenômeno da ascensão do canalha na contemporaneidade, figura que, como comprova a experiência, aproveita-se do desamparo generalizado provocado pela queda do pai para impor-se ao sujeito como Outro absoluto, capitalizando suas reivindicações. A queda do pai indica a perda do balizamento fálico do sujeito na cultura, em razão da qual o sujeito não consegue encontrar mais nenhum ponto de ancoragem, sentindo-se à deriva no mundo. O canalha aparece não só como o substituto do pai, que pode servir-lhe de referência, mas também como sua versão desmedida, tributária do emburrecimento e da subordinação das massas para exercer sua dominação.

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Biografia do Autor

Allisson Vasconselos Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicólogo graduado pela PUC Minas. Mestrando em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Bolsista do CNPq. Pesquisador do Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital. E-mail: allisson@ufmg.br

Marina del Papa, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga graduada pela PUC Minas. Mestranda em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Bolsista da FAPEMIG. Pesquisadora do Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital. E-mail: marina.delpapa09@gmail.com

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Publicado

2020-09-12

Como Citar

Vasconselos Oliveira, A., & del Papa, M. (2020). Da queda do pai à ascensão do canalha. Revista De Psicanálise Stylus, (39), pp. 75–81. https://doi.org/10.31683/stylus.vi39.475

Edição

Seção

TRABALHO CRÍTICO COM OS CONCEITOS