Psicanálise OU Racismo

Autores

  • Sidi Askofaré EPFCL

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v1i46.1030

Palavras-chave:

Psicanálise, Racismo, Segregação

Resumo

O artigo aborda a relação entre a psicanálise e o racismo, um tema frequentemente subestimado pelos psicanalistas, especialmente na Europa. Questionando se essa negligência decorre de indiferença no meio psicanalítico em relação à sociologia. No entanto, ele se compromete a abordar a questão, reconhecendo sua complexidade e abrangência. Tece uma crítica a abordagem convencional de tratar o racismo a partir do nome de um autor psicanalítico, como "Freud e o racismo" ou "Lacan e o racismo", argumentando que isso limita a compreensão do problema. Em vez disso, propõe uma análise mais ampla, considerando como a psicanálise nasceu em sociedades racialmente homogêneas e como a questão da alteridade foi inicialmente apresentada em termos de religião, linguagem, classe social e sexualidade. Discute a evolução do conceito de raça na psicanálise, destacando que a psicanálise se afasta do naturalismo biológico e não sustenta uma hierarquia essencialista entre grupos humanos. Enfatiza que a psicanálise se baseia na diferença e na linguagem, opondo-se fundamentalmente ao racismo. Argumenta que a psicanálise não pode ficar indiferente ao racismo devido à sua história, especialmente sua interação com a história da colonização e descolonização. Ressaltando que, atualmente, a psicanálise é desafiada pela questão racial e social, e a alternativa é nítida: psicanálise ou racismo. Apontando a incompatibilidade entre a psicanálise e o racismo, destacando a importância de a psicanálise contribuir para a luta contra o racismo em todas as suas formas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Castoriadis, C. (1990). Réflexions sur le racisme. In C. Castoriadis. Les carrefours du labyrinthe, 3, le monde morcelé. Paris: Seuil.

Césaire, A. (2020). Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta.

Freud, S. (2011). Autobiografia. In S. Freud. Obras completas (P. C. de Sousa, Trad.) (Vol. 19, pp. 75-167). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1925)

Said, E. (2004). Freud e os não-europeus. In E. Said. Fora do lugar: memórias (1a ed.). São Paulo: Companhia das Letras.

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

Askofaré, S. (2024). Psicanálise OU Racismo. Revista De Psicanálise Stylus, 1(46), pp. 13–21. https://doi.org/10.31683/stylus.v1i46.1030

Edição

Seção

CONFERÊNCIA