Epistemologia psiquiátrica e marketing farmacêutico: Novos modos de subjetivação

Autores

  • Nelson da Silva Junior

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.vi33.601

Palavras-chave:

Epistemologia, modos de subjetivação, marketing farmacêutico, consumidor

Resumo

Trata-se aqui de examinar o modo como a “epistemologia” convencionalista e “ateórica” do DSM vem ao encontro, se articula e se insere nas novas gramáticas da produção de consumo do marketing. Com efeito, a insularização do sofrimento em torno dos sintomas e o princípio convencionalista da classificação das doenças se constituíram em uma parte perfeitamente ajustada ao que é almejado pelos profissionais de marketing: uma história única estruturada em torno da descrição de um problema e sua solução. O desenvolvimento de uma epistemologia duplamente flexível na nomeação de entidades nosográficas permite que ela se adapte tanto às descobertas de novos medicamentos, fornecendo retroativamente a eles suas “doenças”, quanto que ela desestigmatize sofrimentos a partir de deslocamentos dos critérios de normalidade. Dessa narrativa, o sujeito está excluído apenas como responsável, pois sua participação como consumidor é essencial. A formação do sujeito nessa nova função implica o estabelecimento dos novos “jogos de verdade” do marketing farmacêutico.

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Biografia do Autor

Nelson da Silva Junior

Psicanalista, Doutor pela Universidade Paris VII. Professor Livre Docente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise, juntamente com Christian Dunker e Vladimir Safatle. Autor dos livros: Le fictionnel en psychanalyse. Une étude à partir de l’oeuvre de Fernando Pessoa. (Villeneuve d’ Asq: Presses Universitaires du Septentrion, 2000), e Linguagens e Pensamento. A lógica na razão e desrazão, (Casa do Psic.logo, 2007).

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Publicado

2016-11-24

Como Citar

Silva Junior, N. da. (2016). Epistemologia psiquiátrica e marketing farmacêutico: Novos modos de subjetivação. Revista De Psicanálise Stylus, (33), pp. 227–239. https://doi.org/10.31683/stylus.vi33.601

Edição

Seção

PSIQUIATRIA NA ATUALIDADE