Lei e desejo na clínica com adolescentes

Autores

  • Joseana Simone Deckmann Lima EPFCL

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v1i44.1021

Palavras-chave:

Adolescente, Psicanálise, Desejo, Lei, Ética

Resumo

O presente trabalho aborda brevemente a especificidade da clínica em um Centro de Internação de Adolescentes, dos atendimentos com adolescentes que cumprem “medida sócioeducativa”, através do encaminhamento judicial. Leva em conta, tanto Lacan, como Freud, apontando o desejo inextricavelmente vinculado à Lei que institui o simbólico, que indica mais do que uma proibição, a presença da impossibilidade. Em alguns casos, o adolescente em seu Ato burla a Lei, em um movimento paradoxal de ultrapassá-la e provar a possibilidade de alcançar a plenitude, e ao mesmo tempo numa demanda de contenção buscando no Estado, uma proteção / responsabilização que promova um apaziguamento da angustia e lhe dê um lugar no mundo. Além disso, o texto propõe a possibilidade de escutar esse sujeito adolescente e seu sofrimento, levando em consideração, principalmente, a ética da psicanálise, que longe de propor um discurso moral, é a ética do desejo fundada no referenciamento da ação humana ao Real, ao impossível do gozo. Na aposta de uma escuta que possibilite ao sujeito suportar o real que o invade e que este se responsabilize pelo mal do qual se queixa.

Palavras-chave:

Adolescente, Psicanálise, Desejo, Lei, Ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alberti, S. (2009). Esse sujeito adolescente. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos.

Duarte, L. P. L. (2009). A guarda dos filhos na família em litígio (3a ed.). Rio de Janeiro: Lumen Juris.

Freud, S. (1996). Totem e tabu. In S. Freud. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (pp. 11-64). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1913)

Lacan, J. (1994). Psicanálise e criminologia. In Palavração: Revista de Psicanálise, Curitiba.

Lacan, J. (1998). A agressividade em psicanálise: introdução teórica às funções da psicanálise em criminologia. In J. Lacan. Escritos (pp. 104-126). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Trabalho original publicado em 1948)

Lima, A. A. (2008). Psicologia jurídica: lugar de palavras ausentes. Aracaju: Evocati.

Rosa, A. M. da (2005). Direito infracional: garantismo, psicanálise e movimento antiterror. Florianópolis: Habitus.

Quinet, A. (2006). Crime e responsabilidade. In A. Quinet. Psicose e laço social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

Lima, J. S. D. (2024). Lei e desejo na clínica com adolescentes. Revista De Psicanálise Stylus, 1(44), pp. 85–91. https://doi.org/10.31683/stylus.v1i44.1021